Roberto Leal

INFORMAÇÃO

Aniversário do Artista : 27/11/1951 (Idade 67)
Nasceu em : Macedo de Cavaleiros

Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes, (Macedo de Cavaleiros, 27 de novembro de 1951 – São Paulo, 15 de setembro de 2019) foi um cantor, compositor e actor português radicado no Brasil. Era considerado embaixador da cultura portuguesa no Brasil. Ao longo da carreira de mais de 45 anos, vendeu quase 25 milhões de discos e ganhou trinta discos de ouro, além de cinco de platina e quinhentos troféus.

Em 1971 obteve o seu primeiro grande sucesso com “Arrebita”, conhecida pelo seu refrão “Ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita”, após aparição no programa Discoteca do Chacrinha. Logo após, começou a ganhar grande popularidade se apresentando em diversos programas de auditório no Brasil.

Além do repertório romântico-popular, seu trabalho também caracterizava-se por misturar ritmos lusitanos aos brasileiros, além de ter gravado em estilos tipicamente brasileiros como o forró. Quase todo seu repertório é composto de faixas de sua autoria e em parceria com a esposa Márcia Lúcia, com quem foi casado e tinha três filhos brasileiros, dentre eles o produtor musical Rodrigo Leal.

Lançou no ano de 2007 o CD Canto da Terra e Raiç/Raízes em 2009. Nesses discos gravou músicas em mirandês para divulgar a segunda língua oficial de Portugal. Estes discos lhe conferiram prémios e condecorações da crítica de música portuguesa pelo estudo aprofundado de instrumentos musicais muito usados na música mirandesa, como as gaitas de fole.

Em toda a sua carreira vendeu cerca de dezassete milhões de discos e tem mais de trezentas canções gravadas.

Em 2014, lançou o CD Obrigado Brasil!, que incluía um sambas de Jorge Aragão e Arlindo Cruz e duetos com Jair Rodrigues, Alcione, Jairzinho e Luciana Mello.

Roberto Leal vivia entre o Brasil e Portugal, além de se apresentar em países da América do Sul, América Central e Europa divulgando a cultura portuguesa. Foram lançadas colectâneas de seus principais sucessos, vendidos tanto no Brasil como em Portugal.

FOTO DO ARTISTA

Roberto Leal

ALBUNS

CIFRAS

PUBLICIDADE