INFORMAÇÃO

Aniversário do Artista : 26/12/1994 (Idade25)
Nasceu em : Vale do Horto, Leiria
Géneros : Noisy Lo-Fi Bedroom Music
Website :omnichordrecords.com/pt/artistas-2/surma-15/

Débora Umbelino tem 25 anos e é mais conhecida pelo nome artístico de Surma. Nasceu e cresceu na pequena aldeia de Vale Do Horto, onde começou, desde cedo várias aventuras com projectos musicais. Enquanto estudava no Ensino Secundário em Leiria venceu o ZUS! em 2014 com os Backwater & The Screaming Fantasy e em 2015 começou o seu projecto a solo a que chamou Surma, que rapidamente correu o pais e começou a despertar a atenção do público e da imprensa.

Pelo meio frequentou o curso de Jazz no Hot Club, com especialidade em contrabaixo e voz e aventurou-se em pós-produção audiovisual. O seu disco de estreia acabava por ser adiado para o final de 2017, tendo “Antwerpen” merecido logo uma aclamação generalizada que a colocou num lugar cimeiro dos novos valores da música nacional. Meios como o Expresso, Público, Blitz ou Antena 3 votam-no como um dos melhores do ano e a Sociedade Portuguesa de Autores nomeou “Hemma” para melhor canção de 2017.

Nos últimos dois anos apresentou-se ao vivo por mais de 200 vezes e por 16 países. Dos norte-americanos South By Southwest ou NYC Indie Week ao mítico clube Londrino 100 Club, do holandês Eurosonic ou do Francês MaMA ao islandês Iceland Airwaves ou ao Brasileiro SIM São Paulo, do austríaco Waves Vienna ao alemão Das Fest, do espanhol ARN ao Esloveno Ment. Internacionalmente viu o seu disco de estreia ser editado em vários países europeus e ser nomeado para melhor disco independente do ano pela IMPALA (Associação Europeia de Editoras Independentes), conseguindo destaque em meios tão prestigiados como a BBC, o Musikexpress ou a NPR.

Em dois anos Surma tem também corrido o pais desde pequenas salas a dezenas de festivais como o NOS Alive, o Vodafone Paredes de Coura, o Bons Sons, o Super Bock Super Rock e o NOS Primavera Sound.
Continua vários trabalhos e residências colaborativas, mantém-se, desde 2016, como solista convidada dos Concertos para Bebés e foi responsável pela banda sonora da longa-metragem “SNU” e concorrente e finalista da edição de 2019 do Festival da Canção.

Tem colaborado também com músicos tão distintos como Tiago Bettencourt, Tomara, Miguel Ângelo, Gobi Bear, Captain Boy, Prana e Jerónimo.
No final de 2019 lança um EP com a revisitação de alguns dos primeiros temas da sua carreira e prepara a edição do segundo longa-duração para o ano de 2020.

FOTO DO ARTISTA

Surma

ALBUNS

    CIFRAS

    1. Hemma

    PUBLICIDADE