Como medida de prevenção, relativamente à pandemia provocada pelo COVID-19, a Associação Académica de Coimbra (AAC) decidiu adiar a Queima das Fitas, que estava programada para entre os dias 8 e 15 de maio, para Outubro de 2020, sem data confirmada. A medida foi anunciada esta quinta feira, 19 de março e a decisão foi tomada em conjunto entre a AAC e o Conselho de Veteranos.





Considerada como uma das maiores e tradicionais festas académicas portuguesas, a Queima das Fitas de Coimbra é mais um a juntar à longa lista de eventos cancelados, devido à pandemia.

 

Esta não foi a primeira vez que a festa académica foi suspendida, sendo que, há três décadas, em 1969, ocorreu uma crise académica, reprimida pelo Estado Novo. Dezenas de estudantes foram presos, decretando então luto académico na época, implicando na suspensão de todas as tradições universitárias.

 

De acordo com o presidente da Direção Geral da AAC, Daniel Azenha, “Este não é um tempo de festividades, é sim o tempo para reunir todos os nossos esforços para que os estudantes possam terminar seu ano letivo sem saírem prejudicados”.

 

Em justificação ao seu adiamento, e não cancelamento, o presidente ainda refere que o objetivo é “dar a oportunidade aos finalistas de viverem um momento único na sua vida académica, que todo o tempo que foi investido até então, pelos estudantes, não seja em vão, e que estes possam ver os seus carros a descer a Sá da Bandeira, mesmo que uns meses mais tarde”.

 

Atendendo às alterações feitas, a Comissão Organizadora da Queima das Fitas disponibilizou na tarde de hoje, sexta feira, 20 de março, um comunicado referente à devolução de valores dos Vouchers Promocionais e das Inscrições dos Carros no Cortejo dos Fitados. Afirmam ainda que não é obrigatório o pedido da devolução, já que os valores já pagos continuarão válidos para as novas datas da Queima das Fitas 2020.

 

Por conta do COVID-19, as instituições de ensino de todo o país já encerraram os seus estabelecimentos. Esta semana, a Federação Académica de Porto (FAP) já anunciou também o cancelamento da sua Queima das Fitas.

 

 




Adicionado por

Marianna Miquilito

PARTILHAR

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *