No dia 16 de novembro, o Tortosendo ganhou mais vida com o Tortosendo Rock. Festival que a vila, do concelho da Covilhã, viu nascer há cerca de 10 anos, com vários organizadores durante esse tempo, volta agora sob a responsabilidade da Associação Jovem do Tortosendo (AJT), que tomou iniciativa pelo segundo ano consecutivo.

 

Estivemos à conversa com um dos membros da AJT, que se mostrou bastante satisfeito com os frutos do trabalho realizado, “sentimo-nos orgulhosos de trabalhar em prol da melhoria da vila. (…) O Tortosendo precisa de movimento, de atividades, de alguém que vá para frente com isso. Para nós, a maior benesse é mesmo isto, o Tortosendo ficar mais desperto.”
Nesta segunda edição, foram apresentadas mais bandas com músicas originais e uma de covers, tudo local, de forma a dar ênfase ao trabalho que é feito em Portugal, principalmente na zona do Interior.

 

A noite começou com os Casta Way a subir ao palco, enquanto a sala ia enchendo gradualmente. Pedro (voz), Alexandre (guitarra), Nuno (baixo) e Ricardo (bateria), quatro amigos que se juntaram pelo prazer e bons momentos que a música lhes proporciona, tiveram a função de aquecer o público, inicialmente retraído, mas que no final da atuação já demonstrava um à vontade e convívio dignos de um concerto de rock. “Nós tocamos cá a primeira vez, por volta de 2008. A primeira experiência foi mais intimista e na altura estávamos mais nervosos. Foi numa biblioteca, um ambiente deveras acolhedor, com direito a lareira e tudo”, constatou a banda depois de ter subido ao palco, nesta edição do Tortosendo Rock.

 

Casta Way - Tortosendo Rock 2019

Casta Way – Tortosendo Rock 2019

 

It Was The Elf foi a segunda banda a atuar. Trouxeram um heavy, stoner rock e o público não ficou indiferente. Notou-se que a atuação aqueceu a sala o suficiente para que a audiência se aproximasse mais do palco, de punho em riste. Não só foi do agrado de todos os que estavam na plateia mas, posteriormente, a banda afirmou que “notou-se uma boa aderência do público, um convívio incrível. Além disso, as condições que nos ofereceram foram ótimas, visto que nem sempre tudo corre bem. Aqui estava tudo perfeito, não falhou nada.”.

 

It Was The Elf - Tortosendo Rock 2019

It Was The Elf – Tortosendo Rock 2019

 

Por último, para terminar a noite em grande, após um intervalo, os Trucks entraram em palco e mantiveram o público animado com uma vibe de rock, que permaneceu intacta até ao final. Apesar da atuação ter corrido bastante bem, constataram que “foi mau termos começamos tarde, pois ainda tínhamos mais três horas de reportório para tocar. Chegaram as 4 da manhã e ainda estávamos a meio do que tínhamos planeado.”. Ainda que a banda tenha confirmado que, por enquanto, não tem nenhum projeto novo em vista, os membros mostraram-se contentes com o retorno do saxofonista João que, depois de um ano e meio sem tocar com os Trucks, voltou. Voltou o saxofonista, voltou o charme do blues aos concertos e, principalmente, voltou a banda a estar toda reunida.

 

Trucks - Tortosendo Rock 2019

Trucks – Tortosendo Rock 2019

 

Podemos então dizer que esta edição do Tortosendo Rock 2019 proporcionou aos habitantes da vila do Tortosendo e arredores, uma noite de grande música.

 

Se quiseres ver mais fotos deste evento, visita a nossa página de Instagram

 




Adicionado por

Ana Batista

PARTILHAR

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *