A segunda playlist, da nossa rubrica mensal do Spotify, faz desta vez uma viagem ao passado e transporta-te aos intemporais anos 80. Apresento-te as minhas escolhas de hits que nunca passaram de moda e quer queiramos, quer não, vão estar sempre presentes nas festas e nas discotecas. São aquelas músicas do fundo do baú que, sem saber bem como, conhecemos a melodia. Segue-nos no Spotify, em Cifras.pt, para teres acesso a esta e outras playlists exclusivas!




Segundo o Spotify, as músicas dos anos 80 são as favoritas dos utilizadores da plataforma e, se calhar, as estatísticas estão do meu lado, já que me atrevo a dizer que “bolas, já não se fazem coisas como antigamente”.

 

 

 

Tina Turner

Nasceu a 26 de novembro de 1939, numa cidade no oeste de Tennessee, no entanto renunciou à cidadania estadunidense em 2013, pois vivia permanentemente na Suíça. É cantora e atriz e iniciou a carreira a cantar num bar no qual trabalhava à noite. Do álbum “Simply the Best”, lançado em 1991, tem um dos seus grandes singles, “The Best”.

 

Opus

Opus é uma banda de pop rock austríaca, formada em 1973. Em 1985, tornaram-se famosos por toda a Europa, onde atingiram o 1º lugar de vendas, graças ao tema “Live is Life”, uma ode à música ao vivo.

 

Whitney Houston

Whitney nasceu a 9 de agosto de 1963, em New Jersey e morreu a 11 de fevereiro de 2012, numa cidade da California.  Foi uma premiada cantora, compositora, atriz, produtora, modelo e empresária norte-americana. É, até aos dias de hoje, considerada por muitos a melhor vocalista de todos os tempos, pois o seu registo muito alto e o extremo talento na composição de letras e melodias fizeram-na ser conhecida como “A Voz”

Embora seja o primeiro single da cantora, é uma das suas canções mais conhecidas, sendo que a levou a ganhar um Grammy. Nos últimos anos, a canção tem vindo a ser considerada uma das melhores músicas dos anos 80 – “I Wanna Dance (With Somebody)”.

 

Madonna

Nasceu em 1958 e é uma cantora, compositora, dançarina, empresária e produtora musical norte-americana. Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos. Ao longo da sua carreira, várias de suas canções chegaram ao topo dos hits, incluindo “Like a Virgin”.

 

Gloria Gaynor

Nascida a 7 de setembro de 1949, é uma cantora estadunidense e tornou-se conhecida pelo seu grande sucesso “I Will Survive”, lançada em 1978, do álbum “love Tracks”.

 

Alphaville

São um grupo musical alemão popular dos anos 80. De entre os seus maiores sucessos, destaca-se o seu grande êxito “Big in Japan” – o seu single de estreia, de 1984.

 

Michael Jackson

Claramente, dispensa apresentações. O apelidado de “Rei do Pop” é considerado uma das figuras culturais mais importantes do século XX e um dos maiores artistas da história da música. As suas contribuições para a música, dança e moda fizeram dele uma figura global na cultura popular por mais de quatro décadas.

Jackson é um dos artistas musicais mais vendidos de todos os tempos, com vendas estimadas em mais de 350 milhões de discos em todo o mundo e ganhou mais prémios do que qualquer outro artista na história da música pop. Um dos seus êxitos musicais é “Beat It”, do álbum “Thriller”.

Há também uma música idealizada e composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada a 28 de janeiro de 1985, por 45 dos maiores nomes da música norte-americana, no projeto conhecido como “USA for Africa”. Teve o objetivo de arrecadar fundos para o combate à fome no continente africano – “We are the World”

 

Ray Parker Jr.

É um guitarrista, produtor e compositor norte-americano que alcançou reconhecimento com o seu hit, “Ghostbusters”, em 1984 – banda sonora do filme homónimo.

 

Village People

São um grupo disco norte-americano que começaram a sua carreira numa boate e tornaram-se conhecidos pelos mega-hits mundiais, “Macho Man” e “Y.M.C.A”, esta última lançada em 1978.

 

Katrina & The Waves

Foram uma banda inglesa, formada em 1981, mais conhecida pelo êxito “Walking on Sunshine”. A banda representou o Reino Unido no Festival da Canção, em 1997 e levaram o país à sua 5º vitória.

 

Rick Astley

É um cantor, compositor e personalidade da rádio Inglesa. Iniciou a carreira como baterista de uma banda, mas o seu single “Never Gonna Give You Up” deixou-o internacionalmente conhecido, com apenas 21 anos.

 

Europe

São uma banda de rock formada pelo vocalista Joey Tempest e pelo guitarrista John Norum. Atingiram a fama global em 1986, com o terceiro álbum “The Final Countdown” – um grande sucesso comercial, vendendo mais de 15 milhões de cópias por todo mundo.

 

Baltimora

Foi um projeto musical italiano, ativo nos 80. É considerada, no Reino Unido e nos Estados Unidos, como uma one hit band, responsáveis pelo tema de sucesso – “Tarzan Boy”

 

Modern Talking

Foi das duplas de pop alemãs mais bem sucedidas do país, composta por Thomas Anders e Dieter Bohlentendo. Entre as suas músicas mais populares, está “You’re my heart, You’re my soul”, do “1st Album”, de 1984.




Adicionado por

Mariana Ferreira

PARTILHAR

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *