A iniciativa “Sons à Sexta” arrancou o ano de 2020, no passado dia 7 de Fevereiro, n’A Moagem, no Fundão, com uma actuação do The Legendary Tigerman, inserido na sua “One Man Band Tour”.
Após o concerto de Isaura, a 24 de Janeiro, ter sido cancelado por questões de saúde, o arranque do ano dos “Sons à Sexta” passou para as mãos do Paulo Furtado, mais conhecido por Legendary Tigerman. Com o auditório d’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes practicamente esgotado, o público fez-se ouvir aquando a entrada do Paulo, em palco, com a sua guitarra a fazer soar os acordes da “Love Ride” – uma premonição para a viagem que iríamos fazer.

Bilhete Sons à Sexta – The Legendary Tigerman
Alternando entre o seu “trono” iluminado a vermelho, onde dispunha de uma guitarra, uma bateria e um kazoo, e a sua spotlight, ao lado, onde tocava algumas músicas apenas com a sua guitarra e uma pedaleira, rapidamente deu para observar um público cativado, agarrado a cada palavra e som que saiam do palco. Um tímido “muito obrigado” fecha a “Wild Beast”, seguido de um silêncio. “Eu até gosto do silêncio, é bonito”, diz ele, apenas para o quebrar logo de seguida e nos dar mais uma performance de rock n’ roll puro, com a “Black Hole”. Entre frases sussurradas e altas notas cantadas, notava-se a intimidade entre as pessoas e o Paulo, que lhes confidenciava: “este é um formato de concerto que já não fazia há um tempo, mas que me dá um gozo enorme”.
Com uma colectânea de vários álbuns, como “Naked Blues”, “True” e “Femina”, há uma ligação aparente entre o artista e a imagem, que projecta, atrás de si, os videoclipes realizados e muitas vezes protagonizados por si, das suas variadas músicas. Foi durante a performance electrificante da “These Boots aren’t made for Walking” que começou a convencer as pessoas a levantarem-se dos lugares sentados e começarem a dançar. Ainda assim, apenas 9 ou 10 corajosos seguiram o seu conselho, até que, na sua última música, o Legendary Tigerman diz-nos que nunca teve grande interesse em tocar para pessoas sentadas e manda desligar todas as luzes do auditório. As luzes desligam-se, as pessoas levantam-se todas e, ao soar os primeiros acordes da “Big Black Boat”, o ambiente muda completamente, enviando arrepios pela espinha dos presentes. Ao acabar, o encore é pedido e concedido. “Espero que tenham um fim-de-semana com muito amor” são as últimas palavras que partilha, antes de nos presentear com a “Life Ain’t Enough for You”, com a voz da Asia Argento, no fundo, a acompanhá-lo.
Os “Sons à Sexta” é uma iniciativa que nasceu de uma parceria entre a Câmara Municipal do Fundão e a Antena 3, organizada por Toni Barreiros. Os concertos voltam a 6 de Março, no mesmo sítio, com Conjunto Corona a trazer hip hop à cidade do Fundão. Os bilhetes já estão disponíveis n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes e no posto de turismo do Fundão.
João Ribeiro
ESCREVE UM COMENTÁRIO
ESCREVE UM COMENTÁRIO

Ainda sem comentários