PLINT, ou “Pablo Lapidusas International Trio”, é um projecto residente em Portugal que junta o pianista argentino Pablo Lapidusas, o baixista cubano Leo Espinosa e o baterista brasileiro Marcelo Araújo. Logo aí conseguimos notar um ADN sul-americano que serve de fio condutor e que se alia às mais diversas experiências que cada um trouxe das suas viagens pelo estrangeiro, criando assim algo difícil de explicar, mas fácil de sentir.

PLINT – Pablo Lapidusas International Trio
O trio formou-se em 2014 e, nesse mesmo ano, além de tocarem num dos palcos mais emblemáticos de jazz na Europa e o berço do jazz em Portugal – “Hot Club”, o trio gravou também o seu primeiro álbum ao vivo no prestigiado The Orbit, em Joanesburgo, África do Sul, intitulado de “Live in Johannesburg – Ekaya”. Logo de início foi alvo de críticas positivas, destacando-se uma de Gwen Ansell, uma prestigiada jornalista e escritora sul-africana com um foco especial no jazz e na cultura sul-africana: “Ele (Pablo) estava espantado com o silêncio total (podia-se ouvir um alfinete a cair) durante o seu solo, mas talvez não mais do que a audiência estava pela sua técnica surpreendente, pelas suas impressionantes mudanças de tempo, pelos contrastes delicados de luz e sombra e pela sua ritmicamente sólida mão esquerda.”
Em 2016 o trio foi seleccionado para o Jazzahead, na Alemanha, como um dos 16 projectos mais representativos da música instrumental europeia desse mesmo ano. No ano seguinte o trio realizou uma tour mundial acabando em Portugal, país onde todos residem.
Em 2018 lançam o seu segundo disco, intitulado de “Bora”, produzido por Joni Schwalbach e com a participação especial do rapper brasileiro Marcelo D2. Como seria de esperar pela capacidade que o trio tem de inovar, “Bora” tem as mesmas raízes do seu primeiro álbum, mas não deixa de ser bem diferente e de nos surpreender.
Em 2019, Pablo começou uma tour inesquecível por Portugal, Itália, França, Espanha, Irlanda e Inglaterra que irá durar até Novembro deste mesmo ano. Entre as diversas actuações a solo, contará também nalgumas delas com o seu trio, PLINT sendo que, ainda noutras, irão também actuar como banda de suporte do rapper brasileiro Marcelo D2.
Datas e locais da mais recente tour dos PLINT:
Marcelo D2 + P.L.I.N.T.
28/06/2019
Festival MED – Loulé, Portugal
Marcelo D2 + P.L.I.N.T.
29/06/2018
Ateneu Comercial do Porto – Porto, Portugal
Marcelo D2 + P.L.I.N.T.
05/07/2019
La Machine – Paris, França
Marcelo D2 + P.L.I.N.T.
06/07/2019
Cruilla Festival – Barcelona, Espanha
Marcelo D2 + P.L.I.N.T.
07/07/2019
Jam Park – Dublim, Irlanda
Marcelo D2 + P.L.I.N.T.
08/07/2019
Jazz Cafe – Londres, Inglaterra
P.L.I.N.T.
18/07/2019
Teatro da Trindade – Lisboa, Portugal
P.L.I.N.T.
19/09/2019
Palacio de Congreso de Badajoz Manuel Rojas – Badajoz, Espanha
P.L.I.N.T.
20/09/2019
Palacio de Congreso de Cáceres – Cáceres, Espanha
P.L.I.N.T.
14/11/2019
Guimarães Jazz Festival – Guimarães, Portugal
Para mais informações sobre bilhetes e datas da mais recente tour de P.L.I.N.T, ou outras informações sobre o trio dá uma vista de olhos no seguinte link!
João Ribeiro
ESCREVE UM COMENTÁRIO
ESCREVE UM COMENTÁRIO
Ainda sem comentários