Em consequência da pandemia que domina o mundo e das restrições levadas a cabo pelos governos de cada país, a European Broadcasting Union (EBU) viu-se obrigada a cancelar o Festival Eurovisão da Canção. No dia em que se realizaria a final, 16 de maio, será transmitido um espetáculo, “Eurovisão: Europa Shine a Light”, às 21h (20h em Lisboa), que irá contar com a participação dos interpretantes dos 41 países concorrentes, entre os quais Elisa e o tema “Medo de Sentir”, composto por Marta Carvalho.
“Temos muito orgulho que o festival da Eurovisão da Canção tenha unido audiências todos anos, sem interrupções, nos últimos 64 anos e nós, tal como os milhões de fãs pelo mundo fora, estamos extremamente entristecidos que não se possa realizar em maio”, confirmou a organização, em comunicado.
O programa, com a duração de duas horas, terá um formato não competitivo e contará com várias surpresas, incluindo um momento em que os artistas, cada um em direto do seu país, se irão unir para interpretar um tema, ainda por revelar, com uma “letra sobre união, apropriada para a situação que vivemos atualmente”. Juntar-se-ão também ao espectáculo artistas conhecidos de edições anteriores da Eurovisão, que irão interpretar temas famosos da história do concurso. Estes artistas, que ainda estão para ser revelados, estarão em direto a partir de diferentes localizações europeias e as suas atuações contarão com cenários inusitados.
“Eurovisão: Europa Shine a Light” será conduzido pelos holandeses Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit, que seriam os apresentadores da Eurovisão, em Roterdão. O conteúdo transmitido pela Internet, será conduzido pela YouTuber NikkieTutorials, a apresentadora digital desta edição. Em Portugal, a transmissão do programa será assegurada pela RTP, às 20h.
A semana em que iria decorrer o festival, 10 a 16 de maio, foi anunciada como a “Semana da Eurovisão”, pela EBU. As emissoras participantes estão em negociações com a organização para transmitir, ao longo da semana, conteúdo relacionado com o festival, a sua história e os concorrentes selecionados de cada um dos países.
EBU, NPO (Nederlandse Publieke Omroep), NOS e AVROTROS tencionam que a cidade de Roterdão se mantenha como anfitriã e receba o evento em 2021.
Beatriz Alves
ESCREVE UM COMENTÁRIO
ESCREVE UM COMENTÁRIO
Ainda sem comentários