Voz de temas como “Clean Up Woman” e “No pain no Gain”, a cantora de soul funk e R&B faleceu este domingo, com 66 anos.
Betty Wright deixou um testemunho inconfundível no soul norte-americano. A morte foi confirmada pela sobrinha, Niema Bella, que escreveu no Twitter: “Descansa em paz, tiazinha. Voa alto, meu anjo”.
A cantora lançou-se no panorama internacional aos 17 com o lançamento de dois singles do seu primeiro álbum, “My First Time Around”. Betty Wright tornou-se um ícone do soul norte-americano com temas como “Clean Up Woman” e “No Pain no Gain”, a expressão imortalizada que ainda se faz ouvir nos dias de hoje.
No final da década de 70, a artista fez parte da digressão “Survival Tour”, ao lado de Bob Marley. O poderio da sua voz foi alvo de vários elogios por parte de crítica especializada. Ainda hoje, as canções de Betty Wright deixaram um legado em vários registos de novos artistas como Beyoncé e 2Pac.
Em 1995, a artista originária de Miami foi galardoada com um Grammy de Melhor Canção R&B, com o tema “Where is The Love”. O seu último trabalho foi em 2014, com o álbum “Living…Love…Lies”.
Wright foi a primeira artista mulher a lançar sua própria produtora – Miss B Records, na década de 1980. A artista chegou a trabalhar com outros nomes de peso, como Stevie Wonder, Alice Cooper, Jennifer Lopez, Bob Marley e Gloria Estefan.
Faleceu em sua casa, em Miami, nos Estados Unidos da América, aos 66 anos. Fontes indicam que a cantora era doente oncológica, mas as causas de morte ainda estão a ser apuradas.
Sara Rodrigues
ESCREVE UM COMENTÁRIO
ESCREVE UM COMENTÁRIO
Ainda sem comentários