O dia da Liberdade foi marcado pela morte de José Baltazar (Tarantula) e Jaime Coutinho (MR. MIYAGI). O universo do metal português fica assim mais pobre.  

O primeiro anúncio surgiu na página oficial dos Tarantula, o grupo de heavy metal formado nos anos 80. José Baltazar integrou a formação da banda portuense nos seus primórdios – entre 1985 e 1991, tendo participado nos dois primeiros álbuns: “Tarantula”, de 1987, e “Kingdom of Lusitania”, lançado em 1990.

O baixista foi introduzido ao heavy metal pelos irmãos Luís e Paulo Barros. Citado pela Loud, José Baltazar descreveu o seu primeiro disco como “um verdadeiro balde de água fria na cabeça de muita gentinha”, dado o sucesso do primeiro álbum homónimo – “Tarantula” – e a contribuição da banda para o panorama do metal nacional. Em 2003, o músico colaborou pela última vez com Paulo Barros, no álbum “Gemini”.

A homenagem dos Tarantula ao seu antigo baixista, fez-se também na página oficial do Facebook do grupo, onde foram recuperadas várias fotos do percurso do artista pela banda. Na publicação, pode ler-se uma mensagem de carinho que descreve José Baltazar como, “um grande músico, um feroz trabalhador e alguém que estava sempre disponível para ajudar”.

Saltando agora para o underground português. Algumas horas depois, surge a notícia do falecimento de Jaime Coutinho, o guitarrista da banda MR. MIYAGI. O músico faleceu no sábado passado, com 31 anos.

Conhecido com Jaime-San pelo underground nortenho, o artista destacou-se no universo do punk e thrash metal, com o grupo de crossover – MR. MIYAGY. A banda de Viana do Castelo regista até à data três LPs, o último dos quais, editado pela Lovers & Lollypops, “There’s No Destiny… Enjoy The Ride”, de 2013.

Jaime Coutinho colaborou ainda com os The Dead Academy – grupo também este vianense – , que anunciou o final em janeiro de 2019, deixando para a posteridade o projeto “All Songs”, lançado no ano passado.

As causas de morte de ambos os artistas ainda estão por apurar.

Adicionado por

Sara Rodrigues

PARTILHAR

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *