Morreu nesta quarta feira, dia 15 de abril, em Nova Iorque, o mestre da improvisação moderna do jazz – o saxofonista norte-americano de 92 anos, Lee Konitz. Segundo o seu filho, Josh Konitz, foi vítima de pneumonia causada pela nova pandemia do Covid-19.
Sucedendo ao seu mestre pianista, Lennie Tristano, Lee começou a sua carreira na década de 1940, sendo descrito como um dos responsáveis pelo crescimento do cool jazz e, apesar de ter aproximadamente 70 anos de carreira, quem o conhecia dizia que a fama e o dinheiro vinham sempre em segundo plano, atrás de tocar e criar música.
Konitz já esteve presente em Portugal muitas vezes, como nos festivais Cascais Jazz e Guimarães Jazz. Em 2011, quando completou 84 anos, o saxofonista atuou na Casa da música no Porto, com a orquestra Jazz de Matosinhos, tendo até ainda outras colaborações com essa mesma orquestra, inclusive um álbum – “Portology”.
O músico era o último sobrevivente dos participantes das míticas sessões de jazz das décadas de 1940 e 1950, resultando no sucesso “Birth Of Cool”, liderado por Miles Davis, revolucionando os conceitos pré-estabelecidos de arranjo e harmonia. Não parando de tocar mesmo já nos seus 90 anos, o compositor e saxofonista, que já participou em mais de 150 colaborações, fez em 2018 uma digressão europeia. No seu aniversário, com 92 anos, realizou aquele que seria o seu último concerto, só que desta vez privado.
A sua carreira a solo tomou cor em 1955, quando lançou o seu primeiro álbum, “Subconscious-Lee”. Fez parte das grandes revoluções do jazz, como o período be-bop, com o seu álbum “Lone-Lee”, de 1974, como o seu tema a solo mais representativo e íntimo do seu som. As suas colaborações contaram com grandes nomes, como Miles Davis, Bill Evans, Anthony Braxton, Charles Mingus, Max Roach, Ornette Coleman, Elvin Jones, Dizzy Gillespie e Bill Frisell, para além de inúmeras parcerias com Charlie Haden e Brad Mehldau.
Lee Konitz foi mais um dos grandes nomes do jazz a morrer nestas últimas semanas devido a complicações causadas pelo Covid-19, juntamente com Ellis Marsalis e Wallece Roney.
Marianna Miquilito
ESCREVE UM COMENTÁRIO
ESCREVE UM COMENTÁRIO
Ainda sem comentários